Autoavaliação
Equipa de Autoavaliação (EA)
Constituição da EA
A EA é formada de modo a contemplar a representação dos vários ciclos/níveis de ensino em termos de docentes e integra representantes do pessoal não docente, dos alunos e dos encarregados de educação. É atualizada no início de cada ano letivo, ajustando-se à realidade existente.
Nome | Setor da comunidade educativa |
Maria Lurdes Simões Cunha Melo | Docente do pré-escolar |
Fernanda Manuela Dias Maria Cecília Nogueira |
Docente do 1.º ciclo |
Maria Alcina Marinho de Oliveira | Docente do 2.º ciclo |
Ana Maria Portela dos Santos | Docente do 3.º ciclo |
Maria de Fátima da Silva Ferreira | Docente do 3.º ciclo Coordenadora da Equipa de Autoavaliação |
Eugénia Maria de Faria Carvalho | Docente do ensino secundário |
José Carlos Dinis de Castro | Docente do ensino especial |
Carla Susana Coelho | Docente do ensino profissional Coordenador(a) da Equipa EQAVET |
Liliana Silva | Representantes dos Encarregados de Educação Associação de pais |
Inês Galas | Representante dos alunos |
Helena Rocha | Assistente operacional |
Funções da EA
-
-
-
-
-
-
- Elaborar o Plano Estratégico de Autoavaliação e proceder à sua atualização ao longo do quadriénio em vigor;
- Proceder à autoavaliação sistemática do Agrupamento, no sentido de promover a melhoria da qualidade do serviço educativo prestado, com enfoque no processo de ensino e de aprendizagem;
- Articular a autoavaliação do Agrupamento com os restantes processos de avaliação que ocorrem no mesmo;
- Auscultar e solicitar a participação abrangente da comunidade educativa no processo avaliativo desenvolvido, consultando sempre que necessário o GF;
- Monitorizar e avaliar as ações de melhoria;
- Contribuir para a melhoria organizacional do Agrupamento, bem como para a melhoria do desenvolvimento curricular;
- Contribuir para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e da educação inclusiva;
- Contribuir para a definição das necessidades de formação contínua;
- Definir estratégias de comunicação e de reflexão acerca dos resultados da autoavaliação com a comunidade educativa;
- Informar a comunidade educativa sobre o desenvolvimento do processo de autoavaliação e os resultados alcançados;
- Analisar os resultados dos diferentes processos de autoavaliação da escola identificando os pontos fortes e pontos fracos, e elaborar anualmente um relatório de autoavaliação que inclui essa análise SWOT resultante da análise dos diferentes relatórios apresentados pelos coordenadores/responsáveis pelas ações e projetos desenvolvidos no Agrupamento;
- Dar sugestões de melhoria no sentido de que seja elaborado um Plano de Melhoria pelos responsáveis por cada ação/projeto avaliado, mediante os pontos fracos encontrados.
-
-
-
-
-
Equipa de Estatística (EEST)
Constituição da EEST
A EEST é definida pelo diretor que nomeia o coordenador da equipa e é formada por docentes que dominam as técnicas de recolha e tratamento de dados. É atualizada no início de cada ano letivo, ajustando-se à realidade existente.
Nome | Função |
Ricardo Ferreira | Coordenador da Equipa – docente responsável pela recolha, organização e tratamento dos dados recolhidos e elaboração dos relatórios do 1.º 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; |
Luís Pereira | Docente responsável pela monitorização/avaliação do ensino secundário – CCH, colaborando na elaboração dos relatórios; |
Sérgio Martins | Docente responsável pela recolha, organização e tratamento dos dados recolhidos e elaboração dos relatórios do ensino profissional. |
Grupo de Focagem (GF)
Constituição do GF
Considerando que a autoavaliação do Agrupamento deve ter em conta todos os pontos de vista da comunidade educativa para compreender as perspetivas dos diferentes atores e encontrar pontos de consenso que facilitem a negociação necessária à definição de um sentido único e coletivo para as dinâmicas desenvolvidas na escola, a EA conta com a colaboração do GF, representativo da comunidade educativa, cuja constituição é definida pela EA, atualizada anualmente se necessário, e se apresenta na tabela seguinte:
Nome | Setor da comunidade educativa |
Adelaide Dias | Representante da Autarquia |
Cristina Sousa | Docente do ensino profissional |
Cláudia Duque | Docente representante da direção |
Paula Vilaça | Docente coordenadora dos Diretores de Turma do 3.º ciclo |
Cândida Rodrigues | Assistente operacional |
Leonor Pires Campos | Representante dos alunos do ensino profissional |
Elsa Mendanha | Educador(a) representante do ensino pré-escolar |
Luísa Ramos | Docente do 2.º ciclo |
Paulo Tenreiro | Docente do 3.º ciclo |
Paulo Lisboa | Docente do 2.º ciclo |
Patrícia Silva | Representante dos Encarregados de Educação |
Fernanda Fonseca | Docente do 1.º ciclo |
Inês Costa | Representante dos alunos dos cursos Científico-Humanísticos |
Judite Costa | Docente do secundário Coordenadora dos Diretores de Turma |
Bruno Alves | (Bombeiros Voluntários Famalicenses) Representante da comunidade local |
Jorge Carvalho | Docente membro da Equipa de Acompanhamento e Monitorização dos Critérios de Avaliação Coordenador do Projeto Maia |
Isabel Moutinho | Representante dos Assistentes Técnicos |
Conceição Osório | Coordenadora do Serviço de Psicologia |
Carla Marinho | Perita externa |
Rosário Ferreira | Educação Especial |
Amélia Machado | Coordenadora do Projeto Educação Saúde |
Bárbara Carvalho | Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do AECCB Coordenadora do Departamento de Ciências Exatas, Experimentais e Tecnologia |
Funções do GF
-
-
-
-
-
-
- Realizar esforços no sentido de alargar o seu conhecimento sobre as perspetivas dos setores que representam;
- Fazer ouvir as perspetivas, preocupações e reivindicações dos diferentes setores da comunidade educativa na autoavaliação;
- Validar os instrumentos de recolha de dados;
- Apreciação e discussão de resultados;
- Apresentar sugestões de melhoria do Plano de Autoavaliação.
-
-
-
-
-
Papel da Comunidade Educativa na Escola
A comunidade educativa da escola tem não só o direito, como o dever, de participar nos diferentes momentos da autoavaliação de escola. Como se pretende que a nossa escola seja uma escola reflexiva e aprendente, a Equipa de Autoavaliação está a implementar um processo de autoavaliação estruturado e intencional com vista à qualidade.
Neste processo a sua colaboração é muito importante!
Deixe aqui as suas sugestões/comentários referentes ao funcionamento da Escola…
Views: 1050